Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
Estava em um dos meus passeios favoritos: livraria. Achei um sonho de livro que há muito tempo tive vontade de fazer algo parecido. Mas ele veio melhor do que meu sonho. Repleto de sequência dos passos daquela brincadeira que na minha infância se chamava: Cama de Gato.
Quem nunca ficou horas com outro amigo, criança ou adulto, entrelaçando os dedos com barbante tentando até conseguir fazer a cama de gato?
E o melhor, neste livro tem sugestões de outros desenhos.
Nesta brincadeira estamos incentivando:
-o uso e dissociação dos dedos
-discriminação sensorial
-habilidade da coordenação motora fina
-dominio do tônus muscular
-relação espacial e demais faculdades da percepção visual
-sequência nas praxias
-tolerância a ensaio-erro
-maturação da lateralidade
-cruzamento da linha média
-cooperação
Continuo fã daquelas brincadeiras onde naturalmente se exercitam diversas habilidades importantes para o desenvolvimento global, de maneira divertida.
Além de ser indicado para qualquer criança em idade escolar uso na clínica com crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou Dispraxia de Desenvolvimento, e outras defasagens no desempenho escolar. Uso de maneira criteriosa, quer dizer, a criança precisa ter condições de fazer para não se frustar. E muitas vezes é necessário uma adequação do modo da criança aprender o jogo, de acordo com a idade e, se tiver, alguma disfunção.
Toda brincadeira e jogo devem ter no mínimo o consentimento, prazer, ludicidade e envolvimento ativo da criança. Caso contrário passa a ser um exercício que pode cair só no campo de interesse do adulto.
Vai lá no site da editora www.catapulta.net
Compartilhei no facebook! Adorei a dica!
ResponderExcluirQue legal! Vamos nos conectar no facebk. Me acha como Ana Elizabeth Prado, ok?
Excluirbjs