Integração Sensorial- brincando com desafios para as conquistas |
Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
Existem muitas causas para as dificuldades de aprendizagem, como também diversos diagnósticos associados que podem ir desde um atraso escolar até alterações neurológicas mais comprometidas. Muitas vezes há uma combinação de fatores genéticos e ambientais que contribuem para a alteração no desempenho escolar.
Diante de tanta diversidade de graus e formas de se manifestar é necessário fazer um diagnóstico cuidadoso e, a depender da criança, ter uma avaliação multidisciplinar.
Dentre as inúmeras causas podemos encontrar crianças que não estão bem na escola devido a algum transtorno de coordenação motora e processamento sensorial.
Como ainda é relativamente novo, aqui no Brasil, se falar em processamento sensorial, muitas vezes vemos profissionais generalizando os sintomas ora colocando tudo sob ponto de vista emocional e ora sob o ponto de vista de treino de coordenação. Não se trata de excluir ou fechar estes campos mas sim fazer um diagnóstico diferencial para de fato seguir o tratamento mais adequado para cada criança.
A terapia de Integração Sensorial é um dos tratamentos no qual a terapeuta ocupacional usa esta abordagem de sustentação para a melhora de desempenho escolar da criança. Para isso é necessário ser feita uma avaliação específica para identificar se a dificuldade de aprendizagem se deve a alguma falha no processamento sensorial.
Quais os sinais que indicam a necessidade de uma avaliação? Acesse este link para saber mais
http://terapiaocupacional-bethprado.blogspot.com.br/2011/02/terapia-de-integracao-sensorial.html
É importante deixar claro que algumas crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar transtornos de coordenação motora, dificuldades de atenção e comportamento social, todos com base na alteração do processamento sensorial. Estas crianças precisam lidar com o seu corpo em situações diversas numa terapia que contemple estes aspectos e que favoreça o melhor nível de alerta, de regulação tônica e sensorial, a partir das escolhas dos recursos terapêuticos para esses fins.
Baseado na avaliação o programa é construido junto com a criança contando com as acomodações sensoriais necessárias para o melhor desempenho no brincar, nas atividades da vida diária, pedagógicas e sociais. A brincadeira sempre faz parte do tratamento.
Sugestão de jogo
Neste jogo de propulsão no chão sobre a prancha de rodas o desafio é empurrar a bola com a raquete passando por entre os obstáculos sem bater, até lançar a bola para o gol. |
Quem puder contribuir dizendo o que está sendo vivenciado nesta brincadeira faça um comentário.
Se não, pense quais são os elementos sensoriais, perceptivos, motores e cognitivos deste jogo? Vale também falar do emocional, social e as variações que voçê faria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário