Na luz do túnel |
Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
O intuito aqui não é tecer todas as instâncias que estamos lidando ao entrar, ficar e sair do tubo mas sim lembrar que existem diversas opções para todos em conhecer o corpo por entradas sensoriais, estando o corpo parado e em movimento.
Perceber as preferências e as necessidades sensoriais de cada pessoa é uma tarefa básica e ao mesmo tempo natural de um terapeuta ocupacional que trabalha com Integração Sensorial.
Este tubo de malha permite que uma grande extensão do território corporal receba a entrada sensorial tátil e proprioceptiva no corpo inteiro favorecendo um sentido de unidade. As cadeias musculares são chamadas para ação de propulsão e coordenação de movimento.
Esta brincadeira não é fácil! Mas há quem goste e que queira repetir.
O tônus muscular muitas vezes pode se regularizar por entradas sensoriais adequadas para cada perfil sensorial contribuindo para o equilíbrio do estado emocional e contato social.
Ao sair da malha tubular a maioria das crianças apresentam uma prontidão no estado de alerta e melhor nível de atenção para atividades que exigem integração corpo/linguagem/percepção.
A ludicidade ajuda a superar certos desafios. |
Vale adaptar tendo em mente a melhor forma de brincar. Só não vale colocar a criança se ela não quiser. Por isso deve ser avaliada a indicação e maturidade de quem for usar.
Quer saber mais?
http://terapiaocupacional-bethprado.blogspot.com.br/2011/02/terapia-de-integracao-sensorial.html
Oi,
ResponderExcluirsou acadêmica de terapia ocupacional de Belém do Pará. Estou utilizando as suas fotos para um trabalho da faculdade. Irei colocar referência de acordo com o seu blog. Espero que me permita.
Bjus e abraços,
Alice Cristo.
email: alicejuliene@bol.com.br
Olá, Alice! O blog serve para tocarmos conhecimentos e vivências.Aproveite para aprimorar o seu trabalho. Sugiro que vc utilize fotos que evidencie o material e não a exposição da imagem da criança, ok? Boa sorte. Abs
ExcluirBeth, tenho um menino autista de 4 anos, e tem muita sensibilidade auditiva, a qualquer ruído mais alto coloca as mãos no ouvido, qual atividade poderia fazer para minimizar essa alteração? abs
ResponderExcluirOlá, Daniela. A atitude de colocar as mãos no ouvido é uma proteção que algumas crianças aprendem a lidar com a hipersensibilidade auditiva.Não deve ser impedida. As atividades pelo sentido tátil e proprioceptivo costumam ajudar a regular o processamento sensorial auditivo. Existem regras gerais mas cada criança tem suas preferências e soluções de adaptabilidade. Se a criança gostar favoreça brincadeiras com toque de pressão no corpo, investigue materiais que deem um pouco de pressão e resistência, como alguns já citadas em algumas postagens, inclusive nesta. Em momentos que tiver que ficar presente em ambiente com ruídos veja se é possível colocar algo com certo peso como um casaco, cobertor, mochila no colo ou bichinhos de peso, por ex. Se esta criança ainda não estiver em acompanhamento com uma terapeuta ocupacional vale a pena fazer uma avaliação de integração sensorial. Colhendo dados é mais fácil de traçar o perfil e construir um leque de opções de brincadeiras legais e que facilitem o processamento sensorial. Espero ter ajudado.
ExcluirAbçs