O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação(TDC) geralmente interfere no desempenho do brincar, nas atividades de auto-cuidados e pedagógicas |
Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
"Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os movimentos, que resultam em incapacidade da criança para desempenhar as atividades diárias...as características das crianças com TDC geralmente são notadas primeiro por aqueles mais chegados a elas, pois as dificuldades motoras interferem no desempenho acadêmico e/ou nas atividades de vida diária (ex.: vestir, habilidade para brincar no parquinho, escrita, atividades de educação física)".
Essa e outras informações acesse o link abaixo que é uma tradução muito boa do manual elaborado no Canadá que relata de maneira clara como entender o comportamento de crianças com TDC e dá dicas às famílias e professores.
Para complementar, aqui no Brasil, atendo crianças que muitas vezes vêm sem diagnóstico médico ou que já passaram por outras terapias sem sucesso e ao serem avaliadas é comum encontrar sinais de alteração no processamento sensorial onde vejo na prática que a terapia de Integração Sensorial ajuda e muito a aprender novas formas de organizar o esquema corporal no fazer cotidiano e no desempenho escolar.
Geralmente as famílias trazem quando as crianças não conseguem acompanhar as atividades escolares mas relatam as dificuldades anteriores nas tarefas cotidianas e sociais.
Além dos recursos de integração sensorial é frequente precisar de outras abordagens específicas para melhoria das habilidades de coordenação motora fina, percepção visual e atividades da vida diária |
Nenhum comentário:
Postar um comentário