segunda-feira, 9 de maio de 2011

A arte pode ser feita por todos?

Ana Elizabeth Prado
Crefito3/1670 TO
Um tema que penso sempre no meu trabalho de terapeuta ocupacional é de quanto a  arte pode influenciar o modo como fazemos o nosso cotidiano, nas simples atitudes. Quantas vezes prestamos atenção em como podemos criar uma estética própria?  E de como os processos do homem, digo político, afetivo, biológico são interdependentes para formar uma história. Não é assim também que se produz cultura?
Por exemplo, quem recicla o lixo diariamente? O que faz com ele? Dá para reutilizar aquele objeto e dar uma nova função? Dá para fazer um retoque criativo e dar de presente para um amigo? E  virar um brinquedo? Aquela caixa que veio um presente não pode ser incrementada e servir para guardar "badulaques" ao invés de ter que comprar outra caixa? Além de dar uma função também pode ser uma oportunidade para exercitar a criatividade.

Nem vou comentar sobre os benefícios que traz ao planeta quanto a reutilização de materiais, que é sabido por todos. Por enquanto quero me referir aos benefícios do exercício de atitudes criativas e lúdicas, e por que não dizer políticas no nosso dia-a-dia. Vamos começar a olhar para materiais que iriam direto para o lixo e pensarmos se realmente não podem ser reutilizados.  

Brinquedo feito de embalagem de ovo de Páscoa com sementes


Brinquedo luminoso para criança com baixa visão. Reaproveitamento de vaso de planta pintado.
Marcel Duchamp, um grande artista visionário do século passado, questionou os limites da arte levando objetos do cotidiano à categoria de obras de arte. Os “ready-made” serviam para contestar a forma de produção artística instalada na época, mas eles só foram possíveis por meio do olhar multidimensional do criador. Sem ter o objetivo de reciclar o lixo Duchamp reciclou as mentes das pessoas que entenderam o significado de suas obras e que a partir daí a história da arte tomou outro rumo.

Marcel Duchamp by Man Ray
Por que não podemos criar uma rotina de parar por instantes para brincar de reinventar coisas? Assim criamos oportunidades de reinventar mentes...reinventar modos de vida.

3 comentários:

  1. Oi Ana,
    falei sobre criatividade no meu blog, é um assunto que gosto muito, foi inclusive o tema da minha monografia de especialização, e depois virou livro. Eis o link: http://erimadeandrade.blogspot.com/2011/01/criatividade.html

    bjs
    Érima

    ResponderExcluir
  2. Sim, Erima!Acho ótimo que cada vez mais o saber e a prática do terapeuta ocupacional seja alimento para transformação de olhar a vida. Cultivar um certo jeito de colocar graça nas pequenas coisas do nosso tão querido dia-a-dia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. eu acho muito legal ter a arte como uma terapia e alem disso pode trazer conforto para as pessoas

    ResponderExcluir