terça-feira, 17 de maio de 2011

Dispraxia de Desenvolvimento – soluções no cotidiano.


Ana Elizabeth Prado
Credito 3/1670 TO

Continuo no intento de mostrar recursos que construo com a família e criança que precisam organizar o dia-a-dia. E se achamos soluções de baixo custo é melhor ainda.
Este recurso foi feito a partir da demanda da família em organizar com a criança o tempo e a sequência das tarefas diárias no sentido de promover uma maior autonomia. Na terapia ocupacional, além de estudarmos para compreender o porque que isso acontece, também procuramos recursos que melhorem o desempenho da criança e estimulem ao mesmo tempo novas aprendizagens. Com isso a família se organiza junto.
Hoje comento sobre a Pasta de Atividades Diárias feita com uma criança que apresenta comportamento de Dispraxia de Desenvolvimento*, e está em processo de terapia ocupacional na abordagem de Integração Sensorial. O caminho desde a escolha dos materiais, dos símbolos, confecção e uso propriamente dito foi, e está sendo rico e organizador. Arrisco em dizer que quase sempre o COMO se sobrepõe ao O QUÊ, pois aqui só dá para mostrar o produto. O processo está sendo “incorporado”.

Pasta de atividades diárias. O pai teve a idéia de fazer uma pintura magnética em uma das capas para fixar os símbolos escolhidos pela criança. Visualizar a sequência ajuda a criança a se apropriar de suas ações e quem sabe a criar novas formas de fazer. Pode ser usado também tiras de velcron para fixar os símbolos.

Representando as ações para situar suas preferências e possibilidades de agir nos diferentes ambientes

*Saiba mais:
De acordo com Ayres(1985), Dispraxia de Desenvolvimento é uma desordem de integração da informação sensorial e  planejamento, atribuída a alteração do processamento do sistema nervoso central e inadequada utilização da informação sensorial para o desenvolvimento do esquema corporal e o planejamento de ações.
Isto interfere na autonomia do sujeito, podendo ainda apresentar defasagem na linguagem, coordenação motora, desempenho escolar e social. Muitas vezes as crianças são chamadas de desajeitadas e preguiçosas por apresentar um repertório de ação diferente do comum.
*Fonte : “Understanding the nature of Sensory Integration with diverse populations”. Editors, Susanne Smith Roley, Erna Imperatore Blanche, Roseann C. Schaaf. Therapy Skill Builders.USA 2001

2 comentários:

  1. Beth, mais uma vez, compartilho esta matéria, no blog da Expansão. É sempre uma honra, divulgar conhecimento e práticas fundamentos.
    Muito obrigada, abraço grande,
    Gisleine

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  2. Obrigada, Gislene! É sempre bom compartilhar.

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