quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dica de atividade para sala de aula - impressão das mãos


Que tal fazer um exercício agora? Olhe esta imagem e preste atenção em que ela te afeta. 
Depois leia meu comentário. Quem sabe você pode perceber formas variadas a mais das que sugeri em como utilizar esta atividade.
Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO 


Esta dica veio como sugestão para o ensino dos fonemas para crianças com dislexia. 
Achei muito interessante para qualquer criança, pois vai além disso!

Imprimir as mãos com diferentes cores, posições, partes, totalidade, dimensões, combinações. 

Usando a imaginação, memória, percepção, reprodução, história, criação. A partir do corpo!

Em sala de aula dá para fazer várias brincadeiras:

- em subgrupos compondo cenas aliando a alfabetização. 
Dica: vale investir no uso combinado de representações. Os mapas neurais agradecem!
- como composição de "frases-charadas"
- material riquíssimo para lidar com os conceitos matemáticos. Os quais começam a partir das nossas dimensões corporais e do tempo das nossas ações e recombinações.
- podendo inclusive usar outras partes do corpo. O que mais podemos compor com as mãos e joelhos?
Dica: a propriocepção (sentido do corpo) bem vivenciada traz benefícios para o estado de alerta e atenção, além de uma melhor habilidade na coordenação motora ampla e fina.

Vale lembrar:

Integrar sensação e movimento leva a uma percepção mais apropriada do corpo...do real ao imaginário. Não necessariamente nesta ordem.
A arte instiga a estética, a criação e, apesar que algumas pessoas esquecem disso, também o raciocínio e aprendizagem.

Um comentário:

  1. Lindo amiga! Já tive essa experiência no passado e estava adormecida. Valeu o resgate!!! Eu tenho um hhábito negativo de abrir mão de deliciosas vivências em prol do "novO" que nem sempre são tão fortes em sua totalidade.Adoro como se expressa através da escrita. Bjcas

    ResponderExcluir