domingo, 2 de setembro de 2012

Dica de brincadeira e livro para criança a partir de 6 anos

Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
Estava em um dos meus passeios favoritos: livraria.  Achei um sonho de livro que há muito tempo tive vontade de fazer algo parecido. Mas ele veio melhor do que meu sonho. Repleto de sequência dos passos daquela brincadeira que na minha infância se chamava: Cama de Gato. 

Quem nunca ficou horas com outro amigo, criança ou adulto, entrelaçando os dedos com barbante tentando até conseguir fazer a cama de gato? 

Bem,  para quem não conhece esta é uma brincadeira onde colocamos um pedaço de barbante inteiro  (unido por um nó) entre as maõs e ao fazer uma sequência  pré-estabelecida com os dedos vamos criando desenhos a partir das novas formas que aparecem. O parceiro tem que tirar a armação sem desfazer e daí podendo seguir em outras formas.
E o melhor, neste livro tem sugestões de outros desenhos.  
Nesta brincadeira estamos incentivando:
-o uso e dissociação dos dedos
-discriminação sensorial
-habilidade da coordenação motora fina
-dominio do tônus muscular
-relação espacial e demais faculdades da percepção visual
-sequência nas praxias
-tolerância a ensaio-erro
-maturação da lateralidade
-cruzamento da linha média
-cooperação 

Continuo fã daquelas brincadeiras onde naturalmente se exercitam diversas habilidades importantes para o desenvolvimento global, de maneira divertida.

Além de ser indicado para qualquer criança em idade escolar uso na clínica com crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou Dispraxia de Desenvolvimento, e outras defasagens no desempenho escolar. Uso de maneira criteriosa, quer dizer, a criança precisa ter condições de fazer para não se frustar. E muitas vezes é necessário uma adequação do modo da criança aprender o jogo, de acordo com a idade e, se tiver, alguma disfunção.

Toda brincadeira e jogo devem ter no mínimo o consentimento, prazer, ludicidade e envolvimento ativo da criança. Caso contrário passa a ser um exercício que pode cair só no campo de interesse do adulto.

Vai lá no site da editora www.catapulta.net

2 comentários: