terça-feira, 19 de março de 2013

Sugestões de brincadeiras para crianças com dificuldades de aprendizagem usando material de baixo custo Parte II


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Continuando a postagem Parte I... as experimentações continuam com o uso das rebarbas de EVA. Eba!
Dá para terapeuta ou professor traçar o modelo de traçado na lousa e a criança reproduzir.
Trabalha relação espacial, posição no espaço, sequência, coordenação viso motora e organização postural com maturidade vestibular em realizar movimentos de planos diferentes para olhar e fazer a cópia.
Uma variação é a criança criar um novo traçado e ela reproduzir com o EVA.
Outra forma é a criança fazer primeiro no EVA e depois desenhar o traçado. São novas relações do corpo, do material e as representações.
Esta brincadeira pode ser feito, por ex, na aula de Educação Física. O aluno com Disfunção de Processamento Sensorial deve ter um tempo maior para fazer e devem ser respeitadas as adaptações necessárias para cada aluno, como ter cartões dos desenhos nas mãos.
Deve ser lembrado que quem tem imaturidade no sistema vestibular apresenta maior dificuldade quando precisa movimentar a cabeça em planos diferentes e localizar o alvo também em planos diferentes, e ainda mais com estímulo visual em sequência. O professor considerando isso irá promover um melhor desempenho do aluno. O segredo é quando houver alguma dificuldade, fazer passo a passo para garantir o sucesso.

Olhar, fazer e olhar... em planos diferentes


Outra forma de brincar na terapia de Integração Sensorial é traçar um caminho para descer na rampa sobre o skate na posição de decúbito ventral e acertar o alvo. Esta  brincadeira favorece ganho de coordenação manual, integração bilateral para subir na rampa se puxando pelas mãos, ganho de tônus extensor, estimulação do labirinto dando imput ao sistema vestibular, em integração aos sistemas visual e somatosensorial. Tudo de bom!!! Principalmente porque as crianças adoram!

Manejo de velocidade, equilíbrio e precisão.

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