sexta-feira, 26 de abril de 2013

Manual para usar o banheiro com crianças do espectro autista


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Algumas crianças demoram a tirar as fraldas e usar o banheiro na idade esperada. São diversos fatores que interferem no chamado "controle de esfincteres". Um deles é a presença de algum transtorno do desenvolvimento.
Muitas crianças com TEA ( Transtorno do Espectro Autista) apresentam atraso em passar a usar o banheiro necessitando de maiores cuidados e atenção nesta passagem.


Este Guia para pais  patrocinado por Autism Speaks - Autism Treatment Network, fornece um caminho com sugestões de programa e recursos para crianças com TEA.
Gostei principalmente ao considerar as acomodações que podem ser feitas devido às dificuldades na área de processamento sensorial, comumente encontradas em crianças com este diagnóstico.
Mas alguns dos itens do programa servem para qualquer criança que esteja em defasagem nesta área.
Quanto a "recompensa" como reforço positivo deve ser pensado e escolhido a depender da metodologia e nível em que a criança se encontra. Na terapia de Integração Sensorial acreditamos que as acomodações sensoriais, o prazer, o contexto e a ludicidade do programa promovem a motivação e interesse da criança em se envolver na proposta. Mas cada família deve fazer a escolha mais adequada para as necessidades do seu filho.
Vale a pena ler e discutir com a terapeuta e o professor da sua criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário