quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mas...o que é Integração Sensorial?


Ana Elizabeth Prado
Credito 3/1670 TO

Estamos nesta vida sempre em contato com estímulos sensoriais que nos dão informações a todo o momento do que acontece dentro e fora do nosso corpo, tudo ao mesmo tempo. Prosseguimos a vida recebendo e produzindo experiências continuamente, no tempo e no espaço, a partir da interação com o ambiente que vivemos e das relações que construímos.
No nosso corpo as informações entram pelos órgãos sensoriais que enviam as mensagens ao sistema nervoso central. As informações são processadas como se estivessem numa rede formada das diversas mensagens de todos os sistemas orgânicos formando uma rede de mapas de conexão, realimentando e constituindo um modo de funcionamento.
Determinadas estruturas do sistema nervoso desempenham o papel de receber, modular, regular, associar, interpretar, colocar algumas informações em prioridades, e elaborar respostas para continuarmos como seres vivos se adaptando às diferentes mudanças do ambiente em que vivemos. Este caminho complexo se dá pela Integração Sensorial.
A terapia de Integração Sensorial foi desenvolvida na década de 70, nos Estados Unidos, pela terapeuta ocupacional Dra Jean Ayres, inicialmente pelo estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem sem causa aparente que apresentavam em comum déficit de atenção e desordens de coordenação.
A partir do avanço das pesquisas a metodologia foi amplamente difundida em outros países e a aplicação foi comprovadamente eficaz auxiliando no desempenho ocupacional de pessoas com diversos diagnósticos.
Segundo Jean Ayres: “Integração Sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário