terça-feira, 17 de abril de 2012

Estratégias para melhorar o sono de crianças com Espectro Autista - um guia para pais (de qualquer criança que apresente dificuldades na hora de dormir)

A Autism Speaks elaborou um guia rápido e fácil, apesar de estar escrito em inglês, para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista(TEA) que apresentam dificuldades em dormir ou manter o ciclo de sono-vigília regular. Sabemos que muitas crianças com autismo têm esta dificuldade devido a falha da regulação, de base neurológica. Por isso que muitas crianças com Disfunção de Processamento Sensorial, sem necessariamente apresentarem TEA, podem também ter distúrbios de sono tais como:
-dificuldades para adormecer
-para manter o sono
-acordar de manhã cedo
Do ponto de vista da abordagem de Integração Sensorial há estratégias que ajudam a melhorar estes momentos a depender do perfil sensorial que a criança apresenta.
Este guia dá dicas para os pais valorizando 5 aspectos:
- favorecer um ambiente confortável para dormir
- promover hábitos regulares na hora de dormir
- dicas para melhorar a rotina (o que chamo de acomodações sensoriais). Eleger recursos que servem para acalmar e acordar. Sugestão também de apoio visual para estruturar a rotina.
-ensinar a criança a dormir sozinha
-encorajar comportamentos no dia a dia que influenciam o sono

O melhor é que dá para baixar gratuitamente.
Vai lá: http://www.autismspeaks.org/science/resources-programs/autism-treatment-network/tools-you-can-use/sleep-tool-kit
Atentem para outros guias que estão no "tools you can use"
Qualquer dúvida ou ajuda, estou por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário