sexta-feira, 8 de junho de 2012

Material de baixo custo usado com crianças para fins lúdicos e terapêuticos


Ana Elizabeth Prado
Credito 3/1670 TO

Vai uma dica para um material de baixo custo e multifuncional: câmara de ar de pneu

Esta é de empilhadeira. Por ser menor serve para crianças pequenas. Mas uso também daquelas de trator, caminhão e automóvel de passeio. Depende do fim e para quem vai usar.
O legal é que substitui aqueles rolos e bolas caras que nem sempre são acessíveis financeiramente para qualquer pessoa. De quebra ajuda a tirar do meio ambiente câmaras de ar que não servem mais para uso convencional. Elas podem ser revestidas de texturas ou podem ficar básicas e diferentes a cada uso.
Pela forma circular e inflável torna-se multifuncional pois podem otimizar a ação de crianças com alguma dificuldade em movimentar-se sozinhas,  ajudar no controle postural para brincar, além da mobilização de caixa torácica e estímulo para as informações vestibulares*. Ou simplesmente, como muitos adultos adoram, oportunizar momento de relaxamento para o trabalho de consciência corporal.

Não há um adulto que chegue no consultório e não lembre das brincadeiras com as famosas boias no mar. Talvez mais um dos benefícios seja acessar a memória da leveza do corpo no ambiente em movimento.
Do físico ao imaginário...vamos brincando.

Outra forma de usar a mesma câmara de ar: consciência corporal, coordenação e equilíbrio em jogos, com crianças maiores.

*O uso da câmara de ar na Integração Sensorial traz também benefícios de forma lúdica em  estímular  as vias vestibulares para o equilíbrio, coordenação e atenção. Em outro momento escrevo sobre o uso da câmara em forma de balanço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário