sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Brincando na terapia de Integração Sensorial


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Algumas crianças ( e adultos) apresentam imaturidade no domínio corporal e nas relações com o meio devido a alguma alteração no processamento sensorial. Isso pode provocar diferenças no desempenho escolar e social.
Com pouca apropriação de corpo fica mais difícil manter atenção na aula, coordenar os movimentos nas ações cotidianas, ter uma comunicação fluida, entre outras. Inclusive pode até refletir na segurança emocional.
Na terapia de Integração Sensorial buscamos recursos que alimentem os sentidos para um melhor conhecimento corporal e construção de repertório próprio de cada um. Tudo pela diversão!!!

Esta brincadeira foi batizada por uma criança como Saco de Diversão.

Existe um recurso já conhecido na Integração Sensorial que nada mais é do que uma grande almofada retangular onde é colocado dentro espumas de diferentes tamanhos e espessuras para a criança transpor engatinhando ou andando dependendo da idade e objetivo. Desta vez eu fiz diferente:
coloquei vários objetos macios e, como elas chamam: "coisas fofas", sem a criança saber quais eram. Fui pegando no consultório almofadas de diferente tamanhos e formas, bichos de pelúcia, bolas de texturas variadas, rolos, e tecidos.
1- primeiro a criança é convidada a experimentar do jeito que quiser. Claro que TODAS se jogam na grande almofada, remexem, viram, pulam, carregam e até...


 ...pode ser feito um sanduiche de gente. Com direito a apertos e carinhos, se assim for pedido.

2-Em seguida é proposta uma brincadeira de reconhecer pelo tato cada objeto. Parte mais difícil, pois precisa de um tatear paciente e que resgate a memória, atenção, percepção de detalhes, representação, evocação de nomes. O tamanho e forma dos objetos variam de acordo com a idade e defasagem da criança. Não vale colocar muito difícil.

E aguentar a vontade de querer saber se acertou?
Pois é, mais uma coisa para aprender, a espera, uma parte essencial do tempo.
Um complemento desta fase da brincadeira é, a depender do programa, a cada objeto reconhecido a criança escreve a "Lista dos Objetos Fofos", para incentivar a escrita.
Outra variação é pedir um objeto e tentar encontrar no meio dos outros. Tem alguma girafa?

 3- Ao terminar, é claro, o grande momento de ver aquilo que estava só no tato e na mente.


 4-E como se não bastasse algumas crianças gostam de entrar no saco. Para quem suporta, e muitas vezes precisa, é a parte mais gostosa.  E digo, um dos motivos é por sentir o limite do corpo. A propriocepção junto com o tato fornecem referências valiosas sobre o corpo e ao mesmo tempo são elementos fundantes da identidade. Ajudam a auto regulação sensorial e emocional.
Ver também Propriocepção-sentidos e significados
 É legal ao entrar no saco deixar a criança experimentar nas diversas posições e muitas gostam de arrastar, engatinhar e andar pela sala, dentro do saco, com ou sem os objetos.

Um menino me falou que esta era sua aventura preferida. Lá ele pode fazer muitas coisas.

Fica a dica: materiais como malha elástica que podem esticar e fornecer pressão de leve a moderada na pele são bons recursos para brincadeiras para nutrir os sistemas sensoriais. Podem ser abertas ou mesmo só um tecido sem costura já é um bom alimento.

ATENÇÃO: essa é uma sugestão de brincadeira. Sempre consulte o terapeuta da criança para validar o uso. Todos os cuidados devem ser mantidos como:
NUNCA deixar a criança brincar com este recurso sem a presença do adulto.
NUNCA colocar a criança se ela não quiser. Devemos respeitar as preferências sensoriais de cada um. Esta brincadeira foi criada para a dieta sensorial de pessoas com um perfil sensorial que precisa destes alimentos.
Obs: esta malha tem um zíper grande e SEMPRE deve ficar aberto para entrar ar.  Tenho outra que tem uma grande abertura de velcron.
É recomendado ficar por pouco tempo para não provocar asfixia.
Inclusive algumas crianças gostam de ficar só com a cabeça para fora e o resto do corpo envolvido. Sempre vale o bom senso.

Preservado todos os ítens de segurança...boa diversão!

2 comentários:

  1. Adorei sua contribuição! Parabéns pelo trabalho!
    Abraço!
    Elaine.

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  2. Olá, Ana! Trabalho com Atendimento Educacional Especializado e gostaria de saber, onde Você atende em SP, para possíveis encaminhamentos às Familias. No aguardo agradeço! Meu Email é: elainealfaeduc@yahoo.com.br; www.facebook.com/elaineaee; www.elaineaee.blogspot.com

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