quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sugestões de brincadeiras para crianças com dificuldades de aprendizagem usando material de baixo custo


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Bem, vocês sabem que com terapeuta ocupacional(TO), nada se perde...tudo se aproveita...e sempre se cria!
Eu tinha umas rebarbas de EVA de um tapete que não usei para esse fim e fui experimentando o que vinha a partir das vivências com as crianças. No inicio era só um caminho mas TO e criança juntos, já viu?! Aí vem brincadeira.
As imagens já dizem: foi labirinto para passar pelo fosso de crocodilos, formar e caminhar sobre palavras, construir cabanas e passar sem derrubar, fazer castelos, fogueiras e até cidades com shopping e alienígenas no carnaval , com direito a história escrita e tudo.
De uma atividade concreta podemos planejar, inventar, reunir, representar, comunicar e o mais legal, brincar com a imaginação e praxias... e o corpo presente fazendo e acontecendo!!!


Caminhando no que construi
Pequenas palavras...grandes significados

Conhecendo territórios

Afinando a força e precisão

Tempo, cuidado e equilíbrio

Caminho para jogo sobre skate

História criada: "Alienígenas no carnaval da torre Eiffel"
Registro da história
Com pouco material, criatividade e sintonia com a criança podemos ir longe!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Luzimara, vc está falando de referências de livros? Na verdade este trabalho é resultado de uma rede de referências sobre Integração Sensorial, aprendizagem na linha neurodesenvolvimentista, abordagem corporal e...anos de trabalho. Qualquer ajuda pode me retornar.

      Excluir
  2. Eu achei muito interessante, e estou iniciando meu trabalho de conclusão de curso com princípios da integração sensorial sobre o atraso do desenvolvimento motor em crianças semi-institucionalizadas em creches, mas preciso de exercícios com referências de livros e/ou artigos, está muito difícil de encontrar. Mas eu entendi o que quis dizer, é realmente um trabalho muito legal parabéns, mas eu vou dar um jeitinho de acrescentar essas "brincadeiras" no meu trabalho. Se puder me ajudar de alguma forma, desde já agradeço.

    ResponderExcluir