Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
Atenção, pais e professores, este instrumento é valioso para explorar formas, medidas e direções espaciais!
Vale a pena ter em sala de aula.
Desta vez utilizamos aquele famoso "metro de pedreiro" de madeira |
Continuando o post do que podemos fazer com materiais de baixo custo...ver também Parte I e Parte II.
No post anterior comentei de fazer o desenho na lousa e reproduzir com as tiras de EVA no chão onde podemos também estimular a prontidão do corpo em diferentes planos e estimulando ao mesmo tempo a percepção visual. Outra dica é que podemos usar o metro, além de instrumento de medição, serve para criança investigar as relações espaciais de direção.
Reproduzir e criar composições no espaço com diferentes materiais.
Desenho criado na lousa pela criança e reproduzido no EVA e metro |
O uso do metro pode começar desde a investigação no corpo. Como podemos usar as articulações para construir o movimento. E que composição resulta deste manejo.
A investigação pode seguir para a construção de formas, e até mesmo em letras e números do alfabeto.
Para muitas crianças a alfabetização é um período de grandes desafios e para aquelas que apresentam dificuldades no processamento sensorial torna-se maior ainda. É necessário saber como a percepção visual está se desenvolvendo para fazer adaptações e estímulos pontuais com algumas crianças.
O mais importante é termos em mãos diferentes materiais para acolher a diversidade das modalidades de aprendizagem dos alunos. Todos ganham com isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário