sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dica de brinquedo com material reciclável para crianças pequenas do espectro autista

Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Qual brinquedo poderia criar com um galão de água vazio?  

Na época estava em busca de brinquedos que estimulassem o uso das mãos integrando a algum tipo de desafio cognitivo. É frequente encontrar crianças que pouco usam as pontas dos dedos por terem criado um comportamento defensivo aos estímulos táteis. 
A hipersensibilidade tátil é um dos sintomas da Disfunção de Processamento Sensorial que pode ocorrer em algumas pessoas,  inclusive em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que já comentei em outras postagens. 
Usar as pontas dos dedos nos dá referência para discriminar o que sentimos, e o "como" sentimos estimula a coordenação motora refinada. Por sua vez a coordenação motora bem desenvolvida contribui para as experimentações necessárias ao desenvolvimento cognitivo. 

Simples e versátil
Um recipiente vazio largo com uma boca pequena que dá para ouvir o som fácil de bolinhas caindo!

Como criar pequenos desafios para uma  aprendizagem divertida?

Vamos lá! Coloquei uma bexiga com furo na boca do galão para a passagem das bolinhas.
A brincadeira é: colocar as bolinhas no galão pelo furo da bexiga. Esta cria uma resistência estimulando a usar as pontas dos dedos, principalmente polegar e indicador, e com dissociação. Ao cair faz um barulho gostoso. E como tirar as bolinhas?
Segundo desafio: descobrir e aprender a usar o procedimento de segurar o galão com as duas mãos até as bolinhas saírem pela abertura feita no galão. Dá para sair andando segurando o galão pela alça. Dá também para virar instrumento musical. E usar outros objetos.
O que usei:
-bexiga: para colocar na boca do galão. O adulto também trabalha a precisão para conseguri esta etapa.
-tesoura para recortar o furo da bexiga. O tamanho do furo depende da possibilidade da criança
-estilete para cortar a "saída de emergência" das bolinhas
-bolinhas de borracha, de diferentes cores e texturas
Faça estes procedimentos de recortar e furar longe da criança


O que precisa
Apresente o brinquedo pronto fazendo uma surpresa e estimule a criança descobrir como faz. Se precisar, ajude dando um modelo ou fazendo junto com ela.
Uso das mãos de forma diferenciada. Uso das pontas dos dedos. Causalidade "direta"

Saída de emergência das bolinhas
Uso e dissociação do polegar


Em qualquer brincadeira dê um espaço para a criança explorar ativamente do jeito dela. O modelo muitas vezes é importante mas sempre é bom perceber quando a criança quer usar o que descobriu, do jeito dela. Podendo até criar daquilo que você mostrou.


Sentindo a descoberta
Como faz?
Desafios estimulam novas aprendizagens
"causalidade indireta"

Os desafios devem ser sempre avaliados se estão ao alcance de cada criança e se há interesse lúdico e envolvimento. Nenhuma brincadeira  deve ser um fardo para criança, e nem treino.
O brinquedo quando convida à curiosidade, exploração e novas relações com prazer também pode virar instrumento de aprendizagem!

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